Devastação do Meio-Ambiente
A produção de gado e carne é uma ameaça primária ao meio-ambiente global. É um dos principais contribuintes para o desmatamento, erosão do solo e desertificação, escassez d’água, poluição das águas, esgotamento dos combustíveis fósseis, efeito estufa e perda da biodiversidade.
Desmatamento
- Fazendas de gado são uma causa primária do desmatamento na América Latina. Desde 1960, mais que 1/4 de todas florestas da América Central foram arrasadas para criar pastos para o gado. Quase 70% da terra desmatada no Panamá e Costa Rica agora é pasto.
- Apenas um só hamburguer médio importado da América Latina requer o desmatamento de aproximadamente 6 metros de floresta tropical e a destruição de 165 libras de matéria viva incluindo 20 a 30 diferentes espécies vegetais, 100 espécies de insetos, e dúzias de espécies de aves, mamíferos, e répteis.
Erosão do Solo e Desertificação
O gado degrada a terra ao tirar a vegetação e compactar a terra. Cada animal que pasta num campo aberto come 900 libras de vegetação a cada mês. Seus poderosos cascos pisoteiam a vegetação e comprimem o solo com um impacto de 24 libras por polegada quadrada.
Escassez d’Água
- Produzir uma libra de proteína de carne muitas vezes requer até 16 vezes mais água que produzir uma quantidade equivalente de proteína vegetal.
- Reservas americanas de água doce baixaram muito como resultado do uso excessivo de água para o gado e outras criações. Faltas d’água nos E.U.A., especialmente no oeste, agora chegaram a níveis críticos. A demanda agora excede o reabastecimento em 25%.
- O grande aquífero de Ogallala, uma das maiores reservas de água doce do mundo, já está semi-exaurido no Kansas, Texas, e Novo México. Na Califórnia, onde 42% da água de irrigação é usada para ração ou produção das criações, os níveis freáticos baixaram tanto que em algumas áreas a terra está afundando sob o vácuo. Alguns reservatórios americanos e aquíferos agora estão em seus mais baixos níveis desde a última Era Glacial.
Esgotamento dos Combustíveis Fósseis
Atualmente é necessário um galão de gasolina para produzir uma libra de carne alimentada com grãos nos E.U.A.. O consumo anual de carne de uma família americana comum com quatro pessoas, requer mais de 260 galões de combustível e libera 2.5 toneladas de CO2 para a atmosfera, o tanto que um carro comum libera num periodo de 6 meses.
Efeito Estufa
O gado emite metano, outro gás do efeito estufa, via arrotos e flatulência. Cientistas estimam que mais de 500 milhões de toneladas de metano são liberadas a cada ano e que os 1.3 bilhões de gado e outras criações ruminantes do mundo, emitem aproximadamente 60 milhões de toneladas ou 12% do total de todas fontes. Metano é um sério problema porque uma molécula de metano retém 25 vezes mais calor solar que uma molécula de CO2.